Cidades

Cinema Icaraí passa a ser administrado pela Prefeitura

Prefeitura de Niterói ficará responsável pelo Cinema Icaraí pelo período de dez anos. Foto: Ascom UFF

O Cinema Icaraí passou oficialmente, a partir desta terça-feira (4), para uso da Prefeitura de Niterói, segundo informou a Universidade Federal Fluminense (UFF). O termo foi assinado pela manhã em solenidade no Teatro da UFF. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, como contrapartida o imóvel será revitalizado e gerido pela prefeitura, que utilizará o prédio para fins exclusivamente culturais por um período de 40 anos, além de concluir as obras do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no campus do Gragoatá.

Durante o evento, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega afirmou que a parceria entre UFF e prefeitura é apenas um dos muitos acordos que a instituição e o município terão pela frente, reforçando que o trabalho continuará sendo transparente, como vem ocorrendo em todos os níveis administrativos da universidade.

“Os processos licitatórios começarão o mais breve possível e a expectativa é que as obras tenham início ainda este ano”, reforçou o reitor.

Já o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, relembrou sua trajetória na universidade.

“A prefeitura de Niterói e o povo desta cidade não vão faltar com a UFF. A instituição é fundamental para o crescimento sustentabilizado da nossa cidade. Vamos investir cerca de R$ 45 milhões na recuperação do cinema e na conclusão do Iacs, construindo uma história muito bonita em defesa da instituição”, afirmou Neves.

Fizeram parte da solenidade, além do reitor e do prefeito, as secretárias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Fazenda, respectivamente, Flávia Monteiro de Barros e Giovanna Vícter. Além disso, participaram do evento professores, alunos e servidores da UFF, bem como vereadores, secretários, assessores e outras autoridades municipais.

A reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado - laje, madeiramento, telhas e calhas -, revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

< Kit escolar fica para o segundo semestre em Maricá Maricá pretende acabar com filas na saúde <